Seis pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foram resgatados na noite de segunda-feira (26) pela Capitania dos Portos do Paraná (CPP) depois de ficarem cerca de 11 horas à deriva na lancha em que estavam navegando. Eles foram encontrados próximos da Ilha da Figueira, localizada quase na divisa do Paraná com São Paulo. A embarcação em que os pesquisadores estavam é chamada de Nauru, um bote inflável usado pelo CEM para navegação e coleta de dados. Um inquérito foi aberto pela Capitania para determinar a causa do acidente.

O grupo estava no mar para recolher informações físicas, oceanográficos e biológicos para um projeto de pesquisa. Eles partiram de manhã da marina do CEM em Pontal do Paraná e pretendiam retornar ao mesmo local na tarde de segunda. Durante a navegação, um problema no motor impediu que a navegação continuasse e o barco ficou à deriva, sem controle. A diretora do CEM, professora Eunice da Costa Machado, explicou que o incidente aconteceu perto das 15 horas de segunda, quando o trabalho de pesquisa estava terminando. O grupo só chegou em Paranaguá as 2h30 da manhã desta terça-feira.

“Estavam na embarcação o professor e vice diretor do CEM, José Guilherme Bersano, a técnica Camila Domit e quatro alunas”, disse Eunice. Ela explicou que o resgate do grupo demorou porque na região em que eles estavam não havia sinal de rádio e a Capitania dos Portos fez a gentileza de resgatar o barco da instituição. Ela disse que apesar de pequeno, o barco estava sendo usado regulamente. “Ele é inflável, mas é certificado para este tipo de operação. Fazia pouco tempo que o motor tinha sido revisado”, afirmou.

Fonte: GAZETA DO POVO

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.