A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística promoveu nesta segunda-feira (23/01/2017) uma audiência pública com mais de mil moradores de Pontal do Paraná e região para debater a necessidade de construir uma nova rodovia no Litoral do Estado, desafogando a PR-412, que passa por todos os balneários do município.
Realizado no ginásio da Associação Banestado, em Praia de Leste, a audiência foi mediada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e dividido em duas etapas. Na primeira houve uma apresentação do engenheiro Glauco Lobo, coordenador técnico do DER-PR, e do biólogo José Lopes, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Na sequência, foram lidas as perguntas feitas pelos moradores com as respectivas perguntas dos técnicos.
“O evento é importante para que todas as dúvidas sejam sanadas e o projeto avance”, disse Gilberto Espinosa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar). Para ele, a nova rodovia é essencial para o desenvolvimento do município. “É vital. Temos um gargalo que é a PR-412. O número de acidentes é muito alto e a pista já não comporta o fluxo de veículos”, afirmou.
ESTUDOS – Os estudos de tráfego realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística apontam que a quantidade de veículos que utilizam a PR-412 deve aumentar em 57% até o ano de 2027. Hoje, a PR-412 tem na temporada de verão uma média superior a 25 mil veículos por dia e acima de 12 mil nas outras épocas do ano.
Para atender a essa demanda crescente no fluxo veículos, a proposta é construir uma nova rodovia de pista dupla entre a PR-407, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), até a região de Ponta do Poço, zona portuária do município.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o diálogo com os moradores será constante. “Vamos manter uma conversa transparente com a população, apresentando uma proposta que contribua para o desenvolvimento do nosso Litoral.”
PROJETO – O custo estimado inicial das obras é de R$ 309 milhões e cerca de 23 quilômetros de pistas duplas, separadas por canteiro central e acostamentos. Ao longo da sua extensão estão projetadas também vias de acesso distribuídas entre as regiões dos balneários de Primavera, Ipanema, Shangri-lá e Vila Nova. Estão previstos a construção de oito viadutos nas interseções entre a nova rodovia e as quatro vias de acesso.
PR-412 – O projeto prevê também transformar a PR-412 em uma avenida urbana, a rodovia de pista simples, que atualmente é a principal rota de acesso às praias do Paraná, passaria a contar com ciclovia em toda sua extensão, estacionamentos nas laterais, calçadas para pedestres, rotatórias, além das quatro vias de acesso com a nova rodovia.
A revitalização do trecho irá aumentar a segurança dos moradores, já que boa parte do fluxo de veículos será deslocado para a nova rodovia.
FAIXA DE INFRAESTRUTURA – A construção da rodovia integra uma parte do projeto que será discutido na audiência pública. Denominado faixa de infraestrutura, os estudos contemplam ainda a construção de uma nova ferrovia e melhorias nas linhas de transmissão de energia elétrica, saneamento, drenagem e gasoduto.
Todas as obras previstas estão planejadas no entorno da nova rodovia. A concentração em uma única faixa de infraestrutura com 23 quilômetros de extensão e 175 metros de largura irá reduzir os impactos ambientais e também diminuir os custos das operações.
TRANSPARÊNCIA – Os documentos com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão disponíveis nos sites da Secretaria da Infraestrutura e Logística, DER/PR e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Para acessar o documento clique aqui (http://www.infraestrutura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=544).
Fonte: Governo do Paraná.