O governador Beto Richa anunciou neste sábado (19/10/2013), em Matinhos, no litoral do Paraná, investimentos de R$ 240 milhões para Matinhos e Pontal do Paraná. A maior parte dos recursos (R$ 200 milhões) é para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto nos dois municípios.
“É o maior volume de investimentos que o Governo do Estado fez no Litoral, região que era lembrada em outros governos apenas no período de veraneio. Aqui também moram pessoas que merecem atenção e melhoria na sua qualidade de vida”, disse Beto Richa.
Com a conclusão das obras, em 2017, Matinhos passará dos atuais 52,05% para 100% de atendimento com sistema de esgoto. Em Pontal do Paraná o índice saltará de 25,79% para 95%.
“Essas obras representam mais saúde para a população das duas cidades, que vão contar com índices de cobertura muito superiores à média nacional”, ressaltou o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Pela primeira vez, a Sanepar contratará a execução de obras na modalidade de locação de ativos. Vencedora da licitação, a Saneamento Paraná Litoral, capitaneada pela empresa Goetze Lobato Engenharia Ltda, torna-se responsável pelo aporte de recursos para a execução total das obras. A contratada deverá fornecer materiais, equipamentos e a mão de obra necessária nos dois municípios.
Depois da conclusão das obras, a Sanepar assume o pagamento do valor mensal de locação, durante 20 anos. Ao término do contrato, as obras são incorporadas ao patrimônio da companhia.
SAÚDE – O governador também entregou uma ambulância para o hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Matinhos. “Com os investimentos em saneamento não terá mais poluição na praia e com isso vamos gastar menos dinheiro em saúde pública. Beto Richa é um governador sensível ao Litoral, ao turista e ao povo parananese”, disse o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora.
O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, afirmou que os investimentos resultam na melhoria da qualidade da água e da balneabilidade do Litoral. “Este investimento resolveu um grande problema de Pontal do Paraná”, destacou.
Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Valdir Rossoni; os deputados estaduais Alexandre Curi, Alceu Maron, Mauro Moraes e Nelson Justus; os secretários de Estado Deonilson Roldo (Gabinete), Marcelo Cattani (Comunicação Social); o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcísio Morsato; e lideranças da região.
Fonte: AEN.