Após fortes chuvas em Pontal do Paraná segue a manutenção de ruas alagadas

A secretaria municipal de Obras e Urbanismo está trabalhando quase sem material e maquinário e segue dando continuidade aos trabalhos nas ruas

Preocupada com a situação do município com as freqüentes chuvas, a prefeitura de Pontal do Paraná, através da secretaria municipal de Obras passou por todos os balneários e bairros de Pontal do Paraná depois de uma madrugada de fortes chuvas. Choveu 40 milímetros somente de quarta para quinta-feira na região.

Com as chuvaradas desde o mês de dezembro, o município está sendo castigado com freqüência vem ficando alagadas. A secretaria de Obras desde que assumiu a pasta nesta atual administração não tem medido esforços para melhorar a situação das ruas que alagam com as chuvas. As máquinas desde o dia 2 de janeiro estão nas ruas, jogando caliça e aterro. Segundo o diretor de Obras e Urbanismo, Osias Assis, o que falta são materiais, como areia, pedra entre outros para que o trabalho fique mais reforçado. “Outra situação são as máquinas que a antiga administração deixou sucateada, são apenas duas patrolas para todo o município e ainda não temos o material de trabalho”.

Todo o material solicitado e as máquinas estão entrando em processo licitatório e o prazo mínimo é 30 dias. Por enquanto, as duas máquinas estão trabalhando em todos os balneários conforme a demanda tentando conter as águas que se acumulam nas ruas. Todos os balneários estão sendo atendidos.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Decival de Souza explica que elem dos materiais necessários para fazer a manutenção das ruas, falta outro tipo de máquina. “Precisamos também da compra de um rolo compactador para dar mais agilidade no trabalho. São muitas coisas a serem compradas, só estamos no aguardo das licitações porque temos muito a fazer”.

Em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto das Águas o município está desassoreando rios e canais, desta forma a água das chuvas não transborda e também não vai para as ruas mais prejudicadas. Todos os rios e canais serão desobstruídos.

Em contrapartida, a prefeitura de Pontal do Paraná está contratou um topógrafo (inicia os trabalhos nesta sexta-feira) para efetuar os serviços também em todo o município que teve um crescimento desordenado nos últimos anos e necessita deste trabalho efetivo para saber para onde vão as caídas de toda esta água das chuvas. Após este processo, existe um projeto de calçamento das ruas.

A prefeitura também está buscando mais parcerias com o governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) para trazer verbas para Pontal do Paraná. A reunião já foi maçada para os próximos dias.

 

Rafaela Cunha – Jornalista

Assessora de Comunicação – Prefeitura de Pontal do Paraná

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.